Aromaterapia para ambientes da casa

Quer saber como deixar sua casa sempre com cheiros agradáveis, com aquela sensação de bem-estar, de frescor, de limpeza? A aromaterapia é uma grande aliada de quem busca proporcionar este conforto em sua casa.

Aprenda a fazer sachês aromatizantes para guarda-roupas

Veja como fazer uma luminária aromática e deixe sempre seu quarto muito cheiroso

Se antes utilizávamos incensos para garantir um perfume em um determinado ambiente, a gama de aliados aumentou muito quando os aromatizadores se tornaram populares e acessíveis. Hoje é possível fazer o seu próprio aromatizador em casa, seus sachês, seu spray e até mesmo os mais elaborados, com varetas. Mas a pergunta que se deve sempre fazer é “o que combina com o quê?”, já que pode ser bem fácil tornar algo que deveria ser agradável em um pesadelo de cheiros, tanto para sua família quanto para seus convidados.

Quarto

sache de sagu

O ambiente é dado ao descanso, ao relaxamento. As fragrâncias devem combinar com isto que se espera do ambiente, sendo recomendados os aromas de lavanda, que podem contribuir com o relaxamento e com o descanso. Contudo, para os bebês não se recomenda este tipo de aroma. Sâmia, especialista em aromaterapia, fala que “um dos únicos órgãos que já é bem apurado nos bebês é o olfato, por isso não pode ser um aroma forte”.

Se mesmo assim quiser arriscar, aposte também nas lavandas suaves, utilizando sachês dentro de armários. “Se optar por aromatizador com varetas, é indicado deixá-lo em cima do trocador ou em uma estante”, ou ainda perto de janelas ou portas, locais onde a movimentação mais intensa pode reduzir – e muito – a possibilidade de alergias.

Banheiro

aromatizador_500ml

Se você entra em crise a cada vez que entra no banheiro e precisa sempre pensar em formas de deixar o ambiente com um cheiro agradável, Sâmia deixa claro que os aromatizadores em spray são muito voláteis, deixando de fazer efeito muito rápido. Por isso, nesse ambiente vale muito mais a pena investir em aromatizador em varetas, uma vez que eles perduram por muito mais tempo, deixando uma sensação de bem estar e de limpeza. Já os aromas indicados são aqueles herbais, de pinho e eucalipto.

Sala

kit-aromatizador-1

Espaços amplos e de alta circulação – como a sala, salão de festas, lojas e escritórios – devem receber aromas mais cítricos, herbais ou que lembrem folhas e frescor, uma vez que são mais imperceptíveis pelas pessoas e menos enjoativos. Aromas doces, como baunilha ou florais não são recomendados, uma vez que podem “roubar” a atenção dos seus convidados ao invés de deixá-los confortáveis. “Não recomendamos aromas florais ou de baunilha, porque são muito enjoativos”, explica a aromoterapeuta. A forma de dispô-los deve se a de varetas, por conseguirem perfumar grandes ambientes com mais eficácia do que os sprays ou sachês.

Cozinha

sache1

Não é ainda muito usual, mas a cozinha também pode sim receber aromas especiais. Como os aromas devem vir do preparo da comida e não de perfumes, é necessário estar bem atento ao que será utilizado no ambiente.

Aromas de especiarias, temperos e herbais são muito indicados pela sensação de conforto que causam. Já se o caso é eliminar o cheiro de gordura, prefira os aromas cítricos, especialmente o de limão, como enfatiza Sâmia.Para não brigar com o alimento, prefira as essências cítricas ou os aromas de especiais.

A linha de limões também é indicada pela sensação de limpeza que proporciona. “Os aromas cítricos ajudam a eliminar o cheiro da gordura”, enfatiza Sâmia.


Publicado

em

por