Cerâmica Plástica – Argila de Polímero

A argila de polímero, material também conhecido no Brasil como cerâmica plástica, ainda que seja bastante recente em seu uso no país, já conquistou inúmeros adeptos.

Arte conhecida e reconhecida na Europa e EUA desde meados do século XX , possui entre suas características especiais a plasticidade e o fácil manuseio.

Cerâmica plástica é utilizada para decoração de diversas superfícies  como : vidro, madeira, metais, louças, entre outras.
É utilizada também na fabricação de pequenos objetos decorativos… miçangas, bolinhas para colares, pulseiras, broches, figuras, etc.

O nome Fimo é o nome do fabricante mais conhecido da massa, que hoje em dia passou a ser também o apelido mais usada para este tipo de massa de modelar, mas  existem outras marcas como: Sculpey, Cernit, Modelene e a Klymt e a Poliart, fabricadas no Brasil.

A massa Fimo é um polímero que resiste a água e fica muito duro (sólido) depois de cozido.Após a cura, é totalmente resistente a água, podendo ser lixada, polida, envernizada (ver dicas), serrada, pintada e, inclusive retornar ao forno para a aplicação de algum detalhe de massa crua.

Fonte: Informações pesquisadas em sites especializados

Imagens do:  http://www.patriciarosestudio.com/. Peço licença a esta talentosíssima artesã norte-americana Patricia Rose que realiza verdadeiras escultura tanto em porcelana fria (biscuit) quanto polymer (cerâmica plástica) para mostrar um pouco de sua arte.


Publicado

em

por

Tags: