Ervas e plantas medicinais e suas utilidades

Plantas com propriedades medicinais, muitas são benéficas e outras, dependendo do caso não surtem nenhum efeito ou podem trazer prejuízos para sua saúde. O benefício de cada uma das plantas medicinais está diretamente ligado ao modo de como a planta é preparada. Em alguns casos deve ser por infusão (chá), em outros por mistura na alimentação, etc.

Ervas medicinais

Lembre-se que apesar de ter efeito terapêutico, as plantas medicinais não devem ser o único meio de tratamento. Se você tem sintomas estranhos e/ou dores, consulte um profissional da área de saúde para ter um diagnóstico preciso. Nada substitui exames e um profissional qualificado.

1 – ABACATEIRO

“Persea Gratíssima”: Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.

2 – AGRIÃO

“Sisymbrium nasturtium”:  Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.

3 – ALCACHOFRA

“Cynara sculymus” Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.

4 – ALECRIM

“Rosmarinus officinalis” Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a10 gr. por litro.

5 – ALFAFA

“Medicago sativa” Suplemento alimentar, rica em vitaminas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.

6 – ALFAVACA

“Occimum basilicum” Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. ALFAZEMA “Lavandula officinalis” Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, antidepressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.

7 – ALHO

“Alium sativum”  Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, anti séptico pulmonar, anti inflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, anti plaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosidade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.

8 – ANDIROBA

“Carápa guaiananensis”  Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.

9 – ARNICA

“Arnica do Campo” Poderoso anti inflamatório, tônico estimulante, antisséptica e analgésica. Um fitocom-plexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.

10 – ARRUDA

“Ruta Graveoleons” A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.

11 – AVENCA

“Adiantum capillus-veneris” Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.

12 – BARBATIMÃO

“Stryphnodendron barbatiman” Ricaem tanino. Usa-seexternamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramascozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater  hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.

13 – BOLDO

CHILENO “Peomus boldus”  Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.

14 – CABELO DE MILHO

“Zea Mays” Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.

15 – CALÊNDULA

“Calendula officinalis” Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refresca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é antisséptico.

16 – CAMOMILA

“Matricaria chamomilla” De origem egípcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstituir a flora intestinal.

17 – CARVÃO VEGETAL

: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins medicinais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.

18 – CARQUEJA

: “Baccharis triptera” Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.

19 – CAVALINHA

: “Equisetum arvensis” Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.

20 – CENTELLA ASIÁTICA

: “Hidrocotile asiática” O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.

21 – CHAPÉU DE COURO

: “Equinodorus macrophyllus” Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.

22 – CIPÓ CABELUDO

: “Mikania hirsutíssima” Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.

23 – CIPÓ MIL HOMENS

: “Aristolochia brasiliensis” Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.

24 – CONFREI

“Symphytum asperrimum” Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.

25 – DENTE DE LEÃO

“Taraxacum officinalis” Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar três xícaras, sem adoçantes.

26 – ENDRO

“Anethum graveolens” Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.

27 – ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA

“Cordia verbenácea” Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.

28 – ERVA CIDREIRA

“Melissa officinalis” Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.

29 – ERVA DE BICHO

“Polygonum acre” Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorroidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.

30 – ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ

“Chenopodium ambrosioides” Cura indigestão, hemorroidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.

31 – ERVA DE BUGRE

“Casearia sylvestris” Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.

32 – ERVA DE SÃO JOÃO

“Agerathum conyzoides” Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com “Herb San John”(Hipérico).

33 – ERVA DOCE

“Pimpinella anisum” Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.

34 – ESPINHEIRA SANTA

“Maytenus ilicifolia” Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.

35 – EUCALIPTO AROMÁTICO

“Eucaliptus glóbulos” Poderoso anti séptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.

36 – FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO

: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenescedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.

37 – GARRA DO DIABO

“Harpagophytum procumbens” Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.

38 – GENCIANA

“Gentiana lutea” Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.

39 – GENGIBRE

“Zingiber officinalis” Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.

40 – GINKGO BILOBA

: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiper agregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.

41 – GUACO

“Mikania glomerata” Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.

42 – GUAÇATONGA

“Casearia sylvestris” Emagrecedor, abaixa o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.

43 – GUARANÁ

“Paullinia cupana” Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.

44 – GUINÉ

“Petiveria tetrandra” Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.

45 – HAMAMELIS

“Hamamelis virginica” Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasocostritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.

46 – HORTELÃ JAPONESA

“Mentha arvensis” Calmante, antisséptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enxaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 g para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.

47 – IPÊ ROXO

“Tabebuia impetiginosa” Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.

48 – JABORANDI

“Pilocarpus jaborandi” Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.

49 – JASMIM

“Gardenia jasminoides” Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.

50 – JATOBÁ

“Hymenaea courabril” Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).

51 – JURUBEBA

“Solanum paniculatum” Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.

52 – LARANJEIRA

“Citrus aurantium”  Ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.

53 – LOURO

“Laurus nobilis” Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.

54 – LOSNA

“Artemisia absinthum”  Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.

55 – MARCELA/FLOR

“Achyzocline satureoides” Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.

56 – MALVA

“Malva sylvestris” Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.

57 – MAMICA DE CADELA

“Zanthoxylon rhoifolium” Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.

58 – MANJERICÃO

: “Ocimum basilicum” Digestivo que elimina gases.

59 – MARACUJÁ

“Passiflora alata” A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra indicado em pressão baixa.

60 – MARAPUAMA

“Ptychopetalum olacoides” De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.

61 – MASTRUÇO

“Lepidium sativum” Depurativo muito empregado em doenças pulmonárias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.

62 – MIL FOLHAS/NOVALGINA

“Aquiléa millefolium”  Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopeia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gelo, deve ser aplicado sobre hemorroidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.

63 – NOGUEIRA

“Juglans regia” O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.

64 – NÓZ MOSCADA

“Myristica fragans”  Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.

65 – OLIVEIRA

“Olea europaea” Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.

66 – PATA DE VACA

: “Bauhinia forficata” Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.

67 – PAU PRA TUDO

“Cinamodendron axilare” Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.

68 – PAU TENENTE

“Quassia amara” Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.

69 – PEDRA UME CAÁ

“Myrcia sphaerocarpa” De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.

70 – PICÃO BRANCO

“Galinsoga parviflora” Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho digestivo.

71 – PICÃO PRETO

“Bidens pilosa” Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.

72 – PITANGUEIRA

“Stenocalys michelli” Muito utilizada contra diarreia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.

73 – POEJO

“Mentha pylegium” Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.

74 – QUEBRA PEDRA

“Phylantus niruri” Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.

75 – ROMÃ/CASCAS

 “Punica granathum”  Adstringente, contra inflamações de garganta, amígdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

76 – SABUGUEIRO

“Sambucus nigra”  Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, cálculos renais e toxinas do sangue.

77 – SALVIA

“Salvia officinalis” Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação anti séptica, adstringente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.

78 – SALSSAPARILHA

“Smilax salsaparrilha”  Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.

79 – SASSAFRÁZ

“Ocotea preciosa”  Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.

80 – STÉVIA

“Stevia rebaudiana”  Um doce presente da Natureza, que analisado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.

81 – TANCHAGEM

“Plantago major” Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo micro organismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarreias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.

82 – UNHA DE GATO

“Acacia plumosa”  Famoso anti reumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.

83 – URTIGA

“Urtica dioica”  Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.

84 – VERBENA

“Verbena officinalis”  Indicado contra doenças do fígado e do estômago.

Todo medicamento, mesmo feito com ervas deverá ser com indicação médica. Muitos deles tem propriedades que podem trazer muitos efeitos colaterais. Portanto, consulte uma médico antes de tomar chá de alguma planta medicinal.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

145 respostas para “Ervas e plantas medicinais e suas utilidades”

  1. Avatar de ELIDIA DA SILVA
    ELIDIA DA SILVA

    gostei do site e me cadastrei , gostaria de saber uma planta e o modo correto de processa-la para a hemorragias uterinas. no caso do barbatimão seria ferver a cascar e fazer o chá?

  2. Avatar de mauro cesar
    mauro cesar

    Por favor onde eu acho SEMENTE DE ERVA DE SANTA MARIA . EM SAO PAULO ALGUMA LOJA QUAL OU LUGAR PARECIDO FICO ESPERANDO NOTICIAS OBRIGADO…..

    1. Avatar de marina
      marina

      nas lojas de erva pelo local aonde vc mora

  3. Avatar de Vozelinha
    Vozelinha

    Alexandre,

    Eu propriamente, sempre usei cha' de Romã, e chupava as sementes . E' uma coisa fantastica.

    A romã e' uma fruta que possui muitas propriedades no combate ate', as doenças cardiacas e envelhecimento (auxilia tremendamente aos tratamentos medicamentosos, para que funcionem mais rapidos), mas pode usar somente a fruta, se a pessoa não estiver tomando remedios. A romã previne ate', deformações no cerebro dos fetos.

    Segundo informações do site" enzine.tiosam.com", e os meus conhecimentos antigos, a romã , se tomado um copo do suco, por dia, combate doenças do coração, previne o câncer em qualquer parte do corpo,previne derrame cerebral, retarda o envelhecimento, limpa a Garganta de qualquer problema, e a casca fervida depois de bem limpa,em forma

    e' excelente para gargarejos em casos de infecções gerais ," garganta suja " , como se dizia no meu tempo.

    A receita e'-

    Uma romã, um litro de agua.

    Ferva a agua bem limpa com as cascas de uma romã tambem muito limpa, ate' ficar bem apurada .Fazer gargarejos, depois das refeições, e comer (chupar) algumas sementes da fruta.

    Dê para ela chupar e gargarejar sempre depois que ela fizer refeições.

    Notem a melhora, e depois a cura.

    Me conte o resultado.

    E que o Arcanjo Rafael ajude muito na recuperação total de sua parenta.

    Vozelinha.

    1. Avatar de MARCELO VIEIRA
      MARCELO VIEIRA

      oi vozelinha!!!com todo o meu respeito desejo tudo de bom pra senhora e possa continuar ajudando mtas pessoas!!eu queria lhe perguntar uma coisa!!!a senhora conheçe alguma erva q eu possa tomar para curar uma infecção dentro do osso!!!q se chama osteomelite!!!pequei essa infecção em um acidente de moto e tive q usar aqueles ferros q ficarm pra fora na perna…chamados de parabólica ou fixadores!!!dai deu essa infecção no osso!!já estou a 3 anos assim!!!a minha sorte q meu organismo abriu um buraquinh o aonde tem a infecção e ela sai por ali!!desde já agradeço e fique com DEUS!!!!:)

  4. Avatar de Socorro Claudino
    Socorro Claudino

    Olá!! excelente matéria, gostei!.. para uma pesquisa sobre plantas medicinais, éstá riquíssimo.

    Um abraço.

  5. Avatar de Maria Ema
    Maria Ema

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

    esse site!!!♥

    é d+!!!

    dê mais exemplos de ervas!!!

    eu tô copiando todas!!!

    okkkkkk!!!

    challll…

  6. Avatar de Maria Michelle
    Maria Michelle

    ola!!!♥

    adorei esse site!!!

    é 100% legal!!!!

    o tanto de ervas que se usão,asão secos?

    me dê alguma dica de ,mais Ervas Medicinais!!!

    eu me enterresso muito por Evas Medicinais!!!

    amo esse assunto!!!

    adoraria se me formase em Ervas Medicinais!!!

    mais pretendo me formar em Letras!!!

    aqui nesse site voces encinam muitos metodos de curas com ervas!!!

    e voces estão certicimos!!!

    xauuuuu…bjs…♥

    1. Avatar de 5651230
      5651230

      Ameii tbm muito legalllzãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

    2. Avatar de Ana
      Ana

      me diz uma coisa, tu tem certeza que vais te formar em
      letras, com esse português horrível que você tem?
      vai aprender a escrever primeiro minha filha

  7. Avatar de Danielle Soares
    Danielle Soares

    Eu li este artigo e gostei muito! Aqui vocês dão dicas de como combinar plantas para determinadas doenças, e deram o nome de composto, mas não ensinam como fazer este composto. O tanto de cada erva que se usa, se devem ser secos ou frescos, o tanto de água, por quanto tempo devem ser curtido, a quantidade por dia que se pode ingerir, se possível me respondão pois estou muito interessada em fazer um composto deste.

    Obrigada.

  8. Avatar de Alexandro pereira de
    Alexandro pereira de

    Oi eu tenho uma tia que sofre muito com com grandes quemores fortes na garganta ele já procurou os médico fez todo tipa de axames , mais sempre não dá nada ….Que planta curaria essa doença por favor ajude….

    1. Avatar de priscylla
      priscylla

      a casca da fruta roma

  9. Avatar de Maria
    Maria

    olá gostaria muito de saber onde encontro a planta "marcela" fresca moro em campinas s.p

    se poder me ajudar agradeço de coração

    muito obrigada!

    1. Avatar de priscylla
      priscylla

      ah sim tem no pernanbuco

    2. Avatar de AUBENIR
      AUBENIR

      marcela.é achada onde a vegetaçao é cerrado.me adicona no seu msn .onde trablho tem muita `´marcela`´ meu msn é [email protected]

  10. Avatar de Alyne Mara
    Alyne Mara

    Oie..

    Bom Gostaria de fazer uma pergunta…

    Bom eu sou De São Paulo capital..

    E gostaria muito q se vcs podessem me dizer onde consigo achar para comprar Pó de Andiroba?!

    Ñ consigo avhara em lugar algum…

    Ficarei muito grata se vcs poderem me ajudar..

    Obrigada…

    Alyne..

    1. Avatar de Antonio Oliveira
      Antonio Oliveira

      Bom dia, procure nos sites da região norte, mais precisamente nos de Belém/PA

    2. Avatar de karolayne
      karolayne

      na rua 25 de março